Rede Pouso Alto Agroecologia https://pousoaltoagroecologia.org.br Este é o site da Rede Pouso Alto Agroecologia! Tue, 03 Oct 2023 11:48:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7 https://pousoaltoagroecologia.org.br/wp-content/uploads/2021/02/favicon-20210325103509817.ico Rede Pouso Alto Agroecologia https://pousoaltoagroecologia.org.br 32 32 Atividades da 13a Feira de Alto Paraíso 21/09/2023 https://pousoaltoagroecologia.org.br/13a-feira/atividades-da-13a-feira-de-alto-paraiso/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/13a-feira/atividades-da-13a-feira-de-alto-paraiso/#respond Thu, 21 Sep 2023 11:49:46 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=3483
]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/13a-feira/atividades-da-13a-feira-de-alto-paraiso/feed/ 0
13ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/13a-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/13a-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/#respond Wed, 20 Sep 2023 16:53:23 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=3311

São notórios, em todo o planeta, os efeitos da mudança do clima com impacto especial na segurança alimentar da humanidade. No contexto dos esforços para conservar a biodiversidade, e em especial a agrobiodiversidade, que é a biodiversidade das plantas mais relacionadas à agricultura, há muitos anos diversos países têm se esforçado para coletar sementes e colocá-las em bancos genéticos governamentais, a chamada conservação ex situ, fora do ambiente natural. Por outro lado, historicamente a conservação de fato sempre aconteceu pelo manejo da agrobiodiversidade local feita pelas agricultoras e agricultores familiares e coletores de sementes, a chamada conservação in situ ou local, e assim percebeu-se a importância de se aliar estas duas estratégias de forma a garantira de segurança alimentar.

É fato que a cada variedade agrícola perdida, toda a humanidade fica mais pobre e mais suscetível a sofrer com as mudanças climáticas pois está na diversidade das plantas da alimentação uma das principais alternativas para o enfrentamento deste problema. Assim, pensar e promover estratégias de conservação da diversidade das plantas, das sementes e especialmente fortalecer as comunidades de agricultoras e agricultores que são guardiãs desta diversidade é muito importante neste momento.

Preocupados com esta pauta alguns municípios já estão implementando suas leis de conservação da agrobiodiversidade e valorização das guardiãs e guardiões das sementes, sendo que alguns municípios estão, inclusive, fortalecendo a temática nas escolas locais, estimulando a criação de redes de guardiões mirins das sementes.

É neste cenário que se inserem as feiras de sementes e mudas tradicionais como método de promover a conservação local (in situ / on farm) das sementes crioulas e tradicionais locais e, ao mesmo tempo, valorizar as pessoas que realmente fazem a diferença. Estas pessoas, pelo amor à diversidade de sementes e à agricultura, seguem plantando e conservando suas sementes. As Feiras ocorrem como eventos de interesse social e visam apoiar o resgate, a manutenção e a reprodução de sementes e plantas crioulas, nativas, tradicionais ou locais, voltadas para uma agricultura sustentável, a promoção da segurança alimentar e nutricional e à saúde coletiva no âmbito do município.

Especialmente na Chapada dos Veadeiros, as Feiras de Sementes e Mudas vem acontecendo há mais de uma década (12 anos) no município de Alto Paraíso de Goiás. Em 2020, período da crise sanitária, o movimento da Feira não parou e, de forma inovadora, aconteceu de forma on line compondo diálogos de guardiãs (ões) e lives temáticas. Nesta edição surgiu a ideia de ampliar a abrangência da Feira para outros municípios da Chapada. As lives e imagens desta feira foram postadas no canal da Rede Pouso Alto Agroecologia no youtube (https://www.youtube.com/redepousoaltoagroecologia). Este espaço coletivo passou assim a abrigar todo contexto de conteúdo sobre o movimento das Feiras de Sementes da Chapada dos Veadeiros, sendo a própria Rede a grande realizadora do evento. Assim, no ano de 2021, o coletivo organizador da Feira de Sementes, reunido pela Rede Pouso Alto Agroecologia, entrou em diálogo com gestoras (es), professoras (es), agricultoras (es) e técnicas (os) locais de outras localidades e assim os municípios de Campos Belos e São João da Aliança realizaram suas primeiras Feiras, aliadas à de Alto Paraíso de Goiás em sua 11ª edição, iniciando assim neste ano o I Circuito de Feiras de Sementes da Chapada dos Veadeiros. Em 2022 o município de Colinas do Sul se integrou ao movimento realizando sua I Feira de Sementes e Mudas no II Circuito de Feiras. O momento da troca de sementes vem sempre precedido de espaços de diálogo, em especial através de rodas de conversa integrando guardiãs (ões) de sementes e apoiadoras (es) em trocas de conhecimento e experiências sobre conservação, segurança alimentar e nutricional, turismo de base ecológica, certificação de produtos orgânicos, políticas públicas e estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Estes circuitos de Feiras podem ser considerados métodos, tecnologias sociais de empoderamento das (os) agricultoras (es) guardiãs (ões) de sementes e valorização geral da agricultura familiar diversa e de base ecológica.

Em 2023 uma mobilização prévia conseguiu a adesão de todos os 8 municípios da região ao movimento do Circuito de Feiras de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. Assim programado para ser realizado nas últimas semanas de setembro a 13ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros (III Circuito de Feiras) estará contribuindo sobremaneira para fortalecer os laços comunitários da agricultura familiar tendo no intercâmbio de sementes e conhecimentos seu grande alicerce. Uma integração de ações balizada pela visão sistêmica construída e acumulada pelo coletivo nas edições anteriores contribuirá para o fortalecimento da agricultura de base sustentável alicerçada na Agroecologia, na Economia Solidária e no Turismo de Base Comunitária.

A realização deste grande evento neste 2023 e o desejo do coletivo de cada vez mais fortalecer a integração destas Feiras, contribuindo e ajudando as (os) agricultoras (es) guardiãs (ões) a tanto participarem localmente quanto circularem entre as feiras nos diversos municípios se coloca como um grande desafio nesta edição.

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/13a-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/feed/ 0
Selo Produtos Sustentáveis da Chapada dos Veadeiros https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/selo-produtos-sustentaveis-da-chapada-dos-veadeiros/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/selo-produtos-sustentaveis-da-chapada-dos-veadeiros/#respond Fri, 23 Dec 2022 02:19:39 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=3023 O Selo de Produtos Sustentáveis da Chapada dos Veadeiros é uma realização do projeto “Certifica Chapada” executado pela OPAC – AGE, em parceria com a Rede Pouso Alto Agroecologia, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Assessoria de Agricultura, e a ACIAP entre outras organizações de Alto Paraíso de Goiás, além da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cavalcante.
É destinado a agricultores, extrativistas, artesões, restaurantes, pousadas, empórios, lanchonetes que produzem, processam e/ou comercializam produtos originários da sociobiodiversidade do Território da Chapada dos Veadeiros.
Aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos, receberão um lote de selos impressos para uso junto aos rótulos dos produtos e também arquivo para novas impressões e divulgação nas suas redes sociais.
Para se inscreverem para receber este selo (gratuitamente), devem responder o seguinte formulário: https://forms.gle/PmemtVY8KmheovBz8.

CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DO SELO

I- Que a produção aconteça na região do Território Chapada dos Veadeiros;
II- Que Pelo menos 1 ingrediente seja oriundo do agroextrativismo ou da agricultura familiar do território;
III- Que a comercialização do produto gere renda direta para o(a) produtor(a), e indiretamente para a cadeia produtiva.
IV- Que o processamento utilizado incorpore tecnologias tradicionais dos povos da Chapada dos Veadeiros e/ou ambientalmente corretas, tais como gestão e destinação correta dos resíduos, utilização de embalagens recicláveis, uso de transporte alternativo (bicicletas), energia renovável, gestão sustentável da água, mutirões, etc

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/selo-produtos-sustentaveis-da-chapada-dos-veadeiros/feed/ 0
Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros 2022 https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros-2022/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros-2022/#respond Mon, 19 Sep 2022 17:07:36 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=3011
Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros 2022

21/09 – Campos Belos;

22/09 Alto Paraíso de Goiás;

23/09 Colinas do Sul;

25/09 São João d’Aliança;

07/10 Cavalcante e Teresina (em Cavalcante).

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros-2022/feed/ 0
I Seminário Solo Vivo https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/i-seminario-solo-vivo/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/i-seminario-solo-vivo/#respond Thu, 28 Apr 2022 14:44:04 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=2951 Alto Paraíso de Goiás recebe o I Seminário Solo Vivo, realizado pelo COMDEMA

O evento é gratuito, e também poderá ser acessado de forma on-line.

Com o objetivo de debater inovações tecnológicas para a agricultura empresarial e familiar, visando a sustentabilidade econômica, socioambiental e cultural local, Alto Paraíso de Goiás será palco do I Seminário Solo Vivo, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema, através da Secretaria de Meio Ambiente, e a Prefeitura Municipal da região, nos dias 4 e 5 de maio, das 8h às 18h, no auditório da Universidade Aberta de Brasília (UAB). O evento também será transmitido pelo link: https://www.youtube.com/c/RedePousoAltoAgroecologia

O seminário visa ainda promover a divulgação de informações no setor e consolidar parcerias para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no manejo de sistema de produção, através do diálogo e integração de diversas áreas da cadeia produtiva agrícola e fundamental à renovação dos saberes.

Segundo a presidente do Comdema de Alto Paraíso de Goiás, Melissa Viana, o envolvimento de todos que participaram dessa iniciativa, é motivo de muita alegria. “A união das diferenças é essencial para transformação. São forças confluindo para o encontro da vocação da nossa região”, afirmou.

Serão debatidos temas como experiências produtivas da agricultura familiar e empresarial, tendências de mercado, gestão pública e crédito rural, entre outros.

PROGRAMAÇÃO PARA OS DOIS DIAS DE SEMINÁRIO:

04/05/2022

MESA DE ABERTURA – 8h às 9h

Mediação: Melissa Viana (Presidente do COMDEMA)

Convidados: Marcus Adilson Rinco (Prefeito Municipal de Alto Paraíso de Goiás), Dr. Ismael Neiva (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás), Eliomar Bertoldo de Siqueira (Presidente da Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Susténtavel – SEMAD

MESA DE EXPERIÊNCIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA EMPRESARIAL – 9h às 10h

Mediação: Francisco Marshall Salerno (Produtor Rural – Sindicato Rural)

Convidados: Rogério Vian (Fundador e Presidente do GAAS), Flávio Faedo (Produtor Rural – Agricultura Regenerativa) e Leonardo Ribeiro (Produtor Rural – Agropecuária São Jorge)

MESA DE EXPERIÊNCIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR – 11h às 12h

Mediação: Oscar de Aguiar Rosa Filho (Diretor do Instituto Brasil Orgânico)

Convidados: Sinomar Carvalho (Presidente da Cooper Frutos), Pastor Raimundo (Agricultor Familia) e Celso Tomita (Consultor e Produtor Rural)

MESA DE TENDÊNCIAS DE MERCADO – 14h às 15h20

Mediação: Marcos Rogério Cruz (Representante do Setor de Comunicação da Rede Pouso Alto Agroecologia)

Convidados: Luciano Mansor de Mattos (Pesquisador da Embrapa Cerrados), Rogério Pereira Dia (Presidente do Instituto Brasil Orgânico), Laércio Meirelles (Fundador da Rede EcoVida) e Cid Sanches (Consultor em certificação de soja sustentável)

MESA DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS À PULVERIZAÇÃO AÉREA DE AGROTÓXICOS – 16h20 às 18h

Mediação: Lourenço Almeida (Gestor Geral do Instituto Aldeias)

Convidados: Cesar Barbosa-Sat (NASPA/IBC), Cláudio Junior Oliveira (Diretor do SINDAG), João Miguel Francisco Ruas (Assessor Técnico do SINDAG), Joe Valle (Produtor Rural e Consultor em Agricultura Orgânica – Fazenda Malunga), Fernando Ambrósio (Produtor Rural – Cidade da Fraternidade), Marconey Correia (Agricultor Familiar e Vereador da Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás) e Fernando Carneiro (Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC)

05/05/2022

MESA DE AGRICULTURA E CIÊNCIA – 8h às 9h

Mediação: Maria Júlia Martins Silva (Diretora do Centro UnB Cerrado)

Convidados: Renato Caparroz (Vice-Diretor da UnB Cerrado) e Lidiamar Albuquerque (Pesquisadora da Embrapa Cerrado)

MESA DE AGRICULTURA E CIÊNCIA – Questões produtivas – 10h às 11h20

Mediação: Terezinha Dias (Pesquisadora da Embrapa Cenargen)

Convidados: Sebastião Pedro (Pesquisador e Chefe-Geral da Embrapa Cerrado), André Ferreira (Pesquisador da Embrapa Cerrado), Eder Martins (Pesquisador da Embrapa Cerrado) e Fábio Bueno Reis (Pesquisador da Embrapa Cerrado)

MESA DE GESTÃO PÚBLICA E CRÉDITO RURAL – 14h às 15h20

Mediação: Jaim José da Silva Junior (Professor Adjunto do curso de Gestão de Agronegócios – UnB-FAV)

Convidados: Jonathas Alencar (Coordenador-Geral de Instrumentos de Mercado Financeiro do MAPA), Carlos Canedo (Diretor de Crédito do SICREDI), Fernando Sousa (Presidente da Sintropica Capital Natural) e Banco do Brasil

ENCERRAMENTO – 16h30

Marcus Adilson Rinco (Prefeito Municipal de Alto Paraíso)

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/i-seminario-solo-vivo/feed/ 0
11a Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros https://pousoaltoagroecologia.org.br/noticias/11a-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/noticias/11a-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/#respond Thu, 09 Sep 2021 19:42:26 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=2835 Os eventos da programação acontecerão em rodas de conversa online no canal do Youtube da Rede Pouso Alto Agroecologia.

As feiras de sementes, para além de um evento, são reconhecidamente um método de promover a conservação local da agrobiodiversidade, estimulando em seus momentos de rodas de diálogos os agricultores guardi(ã)ões de sementes. A valorização permite que eles retornem para as suas propriedades com novas variedades e espécies, informações associadas e em especial, com um ânimo ampliado pelo encontro com outros produtores da região. Guardi(ã)ões são aqueles agricultore(a)s que possuem e mantêm por processo de multiplicação, através do tempo, sementes crioulas de diferentes espécies.

Veja a seguir os detalhes dos eventos da feira que acontecerão online:

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/noticias/11a-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/feed/ 0
Circuito de Mutirões Agroecológicos https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/circuito-de-mutiroes-agroecologicos/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/circuito-de-mutiroes-agroecologicos/#respond Wed, 12 May 2021 14:39:19 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=2655 O circuito de mutirões é uma iniciativa que se tomou forma durante o I Encontro de Agroecologia do IBC/NASPA em Junho de 2019. Fruto de um sonho coletivo de recuperar uma prática comunitária ancestral onde as pessoas de uma comunidade e seus simpatizantes se encontram presencialmente para colocar trabalhar na realização em um curto período de tempo de algo ligado a resiliência local que seria muito difícil e demorado para uma família ou grupo conseguir sozinhos, como por exemplo plantio, consertar um telhado, colheitas grandes ou processamento de alimentos.

Ilustração do convite para o encontro IBC/NASPANo encontro em 2019 foi definido um formato colaborativo para configurar o Circuito. Foi definida uma periodicidade para o encontro regional: a cada mês teremos um mutirão podendo acontecer em qualquer lugar abrangendo toda a Chapada dos Veadeiros e os mutirões seriam com um foco de atividades relacionadas a agroecologia. Também foi acordado nesse momento de formação, durante o evento I Encontro de Agroecologia do IBC/NASPA, o processo de decisão de qual seria o local e atividade do mutirão que acontecerá no mês seguinte. Dessa forma, visamos criar um processo orgânico e coletivo para organização dos mutirões.

Desde sua concepção já aconteceram 6 mutirões do Circuito até o primeiro semestre de 2020, quando devido aos restrição de encontros presenciais devido aos cuidados para conter a pandemia de COVID-19, foram interrompidos os mutirões do Circuito. Realizamos preparo de solo, plantios e manejo agroflorestal. Apoiamos e estreitamos vínculos comunitários nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e São João da Aliança e visamos seguir ampliando esse movimento para outros municípios da região. Veja a seguir a lista dos mutirões do Circuito que aconteram até agora:

  • 16/06/2019 – Plantio de agrofloresta sintrópica na Terra Booma em Alto Paraíso de Goiás
  • 11/09/2019 – Manejo agroecológico no Assentamento Silvio Rodrigues em Alto Paraíso de Goiás
  • 18/10/2019 – Plantio e manejo de agrofloresta sintrópica na Florestinha no Vale Verde em Alto Paraíso de Goiás
  • 24/11/2019 – Plantio e manejo agroecológico na Chácara do Mário do Balanço em São João da Aliança
  • 01/02/2020 – Preparo de solo e manejo de Agrofloresta Sintrópica no CEPEAS em Alto Paraíso de Goiás

Você pode acompanhar e saber dos próximos mutirões seguindo os canais de comunicação da Rede Pouso Alto Agroecologia e nos canais de mídia social do coletivo Mutirões na Chapada, um grupo de integrantes da Rede, que divulgam mutirões na região: @mutiroeschapada no Instagram, entrando no grupo de divulgação de mutirões pelo Whatsapp ou na página deles no Facebook.

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/circuito-de-mutiroes-agroecologicos/feed/ 0
Empório Kalunga – Comercialização https://pousoaltoagroecologia.org.br/projetos/unidades-de-referencia/emporio-kalunga-comercializacao/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/projetos/unidades-de-referencia/emporio-kalunga-comercializacao/#respond Tue, 30 Mar 2021 21:29:58 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=2381 ASSOCIAÇÃO QUILOMBO KALUNGA (AQK)

IDENTIFICAÇÃO: 

Nome: Associação Quilombo Kalunga

Presidente: Jorge

Número da DAP Jurídica: 

Endereço: Cavalcante, na Saída para Santa Bárbara.

Origem produtos é do Território Kalunga.

Tempo de adoção das Práticas Agroecológicas:  ancestral

Deslocamento efetuado:  a sede é urbana. Deslocamentos constantes para estabelecimento de uma rede de fornecedores.

Fachada antiga da AQK

Dar suporte inicial a estruturação de Unidade de Referência em Comercialização Direta da AQK em sua sede Urbana, realizando previamente uma aproximação da realidade e composição comunitária a ser contemplada em arranjo produtivo comercial. 

O trabalho busca valorizar tudo que já vem sendo feito autonomamente pela AQK e outras organizações de apoio a produção e comercialização no Território Kalunga.

Objetivamos especificamente é elencar o que já é produzido e comercializado, procurando iniciar a organização das cadeias de valores dos produtos com uma pré-diagnose de ações de melhoria das condições de produção e principalmente relativa às boas práticas seguindo normas sanitárias e de apresentação e registro.

O Empório Kalunga, tem sua relação desenvolvida no âmbito do projeto, concomitante e complementar à organização dos grupos de mulheres Quilombolas. É uma ação coordenada e complementar. Assim estamos envolvidos territorialmente com os grupos de Mulheres das comunidades de EMA, Diadema, Abobreiras, Vão do Moleque, Mãe do Óleos no Vão de Almas, São Domingos. Estão sendo organizados outros grupos de forma espontânea, em Engenho II, no Riachão, Limoeiro e algumas outras comunidades do Vão do Moleque. Também deve estar interligado a este sistema o grupo de mulheres de São José. 

Temos por trabalho já realizado, o estabelecimento da relação do IA com a AQK, com a presença da diretoria do IA e equipe do projeto em Cavalcante.

Seguimos por uma diagnose sobre o que vem ocorrendo enquanto nos envolvemos em uma atividade que foi realizada por uma organização que presta apoio médico no local do Vão do Moleque. Tratava-se justo de uma atividade de melhoria dos processos de produção de doces e conservas de forma tecnicamente correta. Boas práticas de processamento de frutos do cerrado.
Uma imagem contendo pessoa, mulher, edifício, interior

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo chão, comida, ao ar livre

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo mesa, interior, bolo, comida

Descrição gerada automaticamente

Após essa ação tivemos acesso aos dados de uma diagnose que vem sendo realizada pelo IEB na região do Território Kalunga. Um trabalho mais aprofundado nessa documentação informará adequadamente detalhes importantes para a execução futura de projetos.

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/projetos/unidades-de-referencia/emporio-kalunga-comercializacao/feed/ 0
Mapas Territoriais Agroecológicos https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/mapas-territoriais-agroecologicos/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/mapas-territoriais-agroecologicos/#respond Mon, 29 Mar 2021 16:18:44 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=2303 A plataforma Mapas Territoriais Agroecológicos da Rede Pouso Alto Agroecologia é uma ferramenta importante de  mapeamento territorial da produção orgânica, de base agroecológica e extrativista da região da Chapada dos Veadeiros e seu entorno. Nesta plataforma poderam ser encontradas informações sobre as organizações integrantes da rede, grupos organizados e Unidades de Referência (URs), distribuídas por todo território de abrangência da Pouso Alto Agroecologia. Os Mapas Agroecológicos podem ser selecionados por categorias e subcategorias que trazem a localização e  breve descrição sobre cada uma destas organizações.

       Dentre as grandes parcerias estabelecidas no âmbito da execução do projeto Redes ECOFORTE 2017/030 – Rede Pouso Alto Agroecologia aconteceu entre o Instituto Avaliação, e a Florestinha DEV, que através da sua expertise em Tecnologia da Informação em Sistemas Agroecológicos, deu origem aos Mapas Territoriais Agroecológicos.

Clique aqui para acessar o Mapa

 
]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/atividades/mapas-territoriais-agroecologicos/feed/ 0
O Que São os Grupos de Jovens? https://pousoaltoagroecologia.org.br/projetos/grupos-de-jovens/o-que-sao-os-grupos-de-jovens/ https://pousoaltoagroecologia.org.br/projetos/grupos-de-jovens/o-que-sao-os-grupos-de-jovens/#respond Mon, 29 Mar 2021 14:33:04 +0000 https://pousoaltoagroecologia.org.br/?p=2271 O projeto REDE/Ecoforte-17.217/FBB/IA tem uma premissa de organizar, apoiar, organizar e fortalecer cinco  grupos de jovens, como estratégia de combate ao êxodo rural juvenil, realidade histórica das cidades do interior e de zonas rurais brasileiras como é o caso do território de abrangência da REDE, no nordeste goiano. A grande evasão da juventude do campo para as grandes cidades, se dá muitas das vezes pela falta de oportunidades e falta de motivação profissional para apoiar seus familiares nas atividades diárias do campo. Por isso, cada grupo de jovens traçaremos estratégias exclusivas para o incentivo e o estudo da agroecologia. Estes grupos estão distribuídos pelo território, representam a juventude na região e possuem uma relação de convívio e relações sociais em torno de algumas escolas da área rural, onde detectamos como referência a escola da Fraternidade na região do assentamento Silvio Rodrigues e a escola do Sertão ambas no município de Alto Paraíso de Goiás e as escolas da região do assentamento Rio Bonito e da comunidade de São Domingos ambas em Cavalcante.

Ainda como estratégias de fortalecimento do protagonismo juvenil, o projeto desenvolve cursos de capacitação e educação agroecológica, como por exemplo o curso online de “Conservação e Produção de Recursos Genéticos” promovido em parceria com a Embrapa. E, também incentivamos os jovens com ensino médio no ingresso em cursos técnicos e de graduação de instituições de ensino parceiras da Rede Pouso Alto Agroecologia como o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) que ministram cursos de formação técnica e de graduação em Agroecologia.

O grupo do assentamento do Silvio Rodrigues com a presença de jovens do assentamento do Esusa,  foi formalizado através de uma reunião com lista de presença, roda de conversa e a formação de um grupo whatsaap.

Outros grupos detectados e alguns contatados em fase de reconhecimento e mobilização:

Grupo de jovens do povoado do Moinho, Grupo de jovens do povoado do Sertão ambos em Alto Paraíso de Goiás, Grupo de jovens de Campos Belos, ligados à UEG e ao IFGoiano e um grupo de jovens mulheres de São Domingos e do assentamento Rio Bonito localizados em Cavalcante.

A maioria destes grupos são da área rural ou tem experiência com agricultura, por isso entendemos que a formação agroecológica é uma oportunidade de continuarem seus estudos buscando novas técnicas de produção com base no desenvolvimento territorial e conservação do Cerrado, assim como a fixação dos jovens no campo podendo colaborar profissionalmente com suas famílias agricultoras. O projeto ainda prevê para a disposição de alguns equipamentos ou insumos para os grupos formalizados conforme a demanda e organização local.

]]>
https://pousoaltoagroecologia.org.br/projetos/grupos-de-jovens/o-que-sao-os-grupos-de-jovens/feed/ 0