O que é Sociocracia?
Sociocracia é um método de governança que produz maior comprometimento, níveis mais altos de criatividade, harmonia mais profunda e um aumento dramático da produtividade através da liderança distribuída entre os membros da organização. Baseados nos valores da equivalência, eficácia e transparência, os princípios, práticas e processos da sociocracia são desenhados para fomentar tanto a união do coletivo quanto o respeito pelo indivíduo.
Por que é diferente das outras “cracias”?
A Sociocracia distribui poder entre os “socius”, pessoas que regularmente interagem umas com as outras e que compartilham de um objetivo em comum. As decisões são feitas através do “consentimento” mediante consulta mútua daquilo que é bom o suficientemente para o momento e em consideração às necessidades de cada indivíduo dentro do contexto dos objetivos da organização.
É diferente da Democracia, posta como o governo dos demos ou “das massas” que, em geral, por falta de informação e desinteresse da maioria, as pessoas que detém o poder do voto acabam “cedendo” seus direitos para o grupo político do momento.
Também é diferente da Aristocracia, o governo dos aristos ou “dos melhores”, monopolizado por uma classe social privilegiada. E difere do conceito de Autocracia, autos ou “por si”, uma forma de governo em que o poder está concentrado em um único governante, seja um rei, um líder, um comitê, um partido, uma assembléia etc.
Diversas formas de governança foram propostas por pensadores ao longo do tempo – cada uma com seus próprios acordos, regras, intenções e as mais variadas tipologias. Não se trata de nomeá-las todas aqui, mas é importante notar que esses tipos de governança desestimulam o desenvolvimento da liderança circular e, por serem engessadas, inibem a criatividade dentro da organização.
“Socio” vem do latim socius, que significa parceiro, associado, aliado. “Cracia” vem do grego antigo kratos e se refere a “poder”. Em outras palavras, o “poder entre os sócios” está intimamente combinado a um tipo de governança participativa onde todos os atores da organização participam e são influenciados por uma decisão.
A Governança Dinâmica na Sociocracia, portanto, é uma forma de distribuição equivalente do poder, onde cada pessoa tem a responsabilidade de tomar decisões que governam sua própria participação dentro da organização; além da transparência na forma como as decisões são tomadas e da eficácia das próprias decisões tomadas, com o intuito de manter uma relação saudável da organização, ou deste “organismo vivo” que sustenta o grupo, a instituição, a cidade.
Para entender um pouco mais acesse este artigo publicado por Henny Freitas: “Sociocracia e Permacultura, Onde (e como) se conectam?“