São notórios, em todo o planeta, os efeitos da mudança do clima com impacto especial na segurança alimentar da humanidade. No contexto dos esforços para conservar a biodiversidade, e em especial a agrobiodiversidade, que é a biodiversidade das plantas mais relacionadas à agricultura, há muitos anos diversos países têm se esforçado para coletar sementes e colocá-las em bancos genéticos governamentais, a chamada conservação ex situ, fora do ambiente natural. Por outro lado, historicamente a conservação de fato sempre aconteceu pelo manejo da agrobiodiversidade local feita pelas agricultoras e agricultores familiares e coletores de sementes, a chamada conservação in situ ou local, e assim percebeu-se a importância de se aliar estas duas estratégias de forma a garantira de segurança alimentar.

É fato que a cada variedade agrícola perdida, toda a humanidade fica mais pobre e mais suscetível a sofrer com as mudanças climáticas pois está na diversidade das plantas da alimentação uma das principais alternativas para o enfrentamento deste problema. Assim, pensar e promover estratégias de conservação da diversidade das plantas, das sementes e especialmente fortalecer as comunidades de agricultoras e agricultores que são guardiãs desta diversidade é muito importante neste momento.

Preocupados com esta pauta alguns municípios já estão implementando suas leis de conservação da agrobiodiversidade e valorização das guardiãs e guardiões das sementes, sendo que alguns municípios estão, inclusive, fortalecendo a temática nas escolas locais, estimulando a criação de redes de guardiões mirins das sementes.

É neste cenário que se inserem as feiras de sementes e mudas tradicionais como método de promover a conservação local (in situ / on farm) das sementes crioulas e tradicionais locais e, ao mesmo tempo, valorizar as pessoas que realmente fazem a diferença. Estas pessoas, pelo amor à diversidade de sementes e à agricultura, seguem plantando e conservando suas sementes. As Feiras ocorrem como eventos de interesse social e visam apoiar o resgate, a manutenção e a reprodução de sementes e plantas crioulas, nativas, tradicionais ou locais, voltadas para uma agricultura sustentável, a promoção da segurança alimentar e nutricional e à saúde coletiva no âmbito do município.

Especialmente na Chapada dos Veadeiros, as Feiras de Sementes e Mudas vem acontecendo há mais de uma década (12 anos) no município de Alto Paraíso de Goiás. Em 2020, período da crise sanitária, o movimento da Feira não parou e, de forma inovadora, aconteceu de forma on line compondo diálogos de guardiãs (ões) e lives temáticas. Nesta edição surgiu a ideia de ampliar a abrangência da Feira para outros municípios da Chapada. As lives e imagens desta feira foram postadas no canal da Rede Pouso Alto Agroecologia no youtube (https://www.youtube.com/redepousoaltoagroecologia). Este espaço coletivo passou assim a abrigar todo contexto de conteúdo sobre o movimento das Feiras de Sementes da Chapada dos Veadeiros, sendo a própria Rede a grande realizadora do evento. Assim, no ano de 2021, o coletivo organizador da Feira de Sementes, reunido pela Rede Pouso Alto Agroecologia, entrou em diálogo com gestoras (es), professoras (es), agricultoras (es) e técnicas (os) locais de outras localidades e assim os municípios de Campos Belos e São João da Aliança realizaram suas primeiras Feiras, aliadas à de Alto Paraíso de Goiás em sua 11ª edição, iniciando assim neste ano o I Circuito de Feiras de Sementes da Chapada dos Veadeiros. Em 2022 o município de Colinas do Sul se integrou ao movimento realizando sua I Feira de Sementes e Mudas no II Circuito de Feiras. O momento da troca de sementes vem sempre precedido de espaços de diálogo, em especial através de rodas de conversa integrando guardiãs (ões) de sementes e apoiadoras (es) em trocas de conhecimento e experiências sobre conservação, segurança alimentar e nutricional, turismo de base ecológica, certificação de produtos orgânicos, políticas públicas e estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Estes circuitos de Feiras podem ser considerados métodos, tecnologias sociais de empoderamento das (os) agricultoras (es) guardiãs (ões) de sementes e valorização geral da agricultura familiar diversa e de base ecológica.

Em 2023 uma mobilização prévia conseguiu a adesão de todos os 8 municípios da região ao movimento do Circuito de Feiras de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. Assim programado para ser realizado nas últimas semanas de setembro a 13ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros (III Circuito de Feiras) estará contribuindo sobremaneira para fortalecer os laços comunitários da agricultura familiar tendo no intercâmbio de sementes e conhecimentos seu grande alicerce. Uma integração de ações balizada pela visão sistêmica construída e acumulada pelo coletivo nas edições anteriores contribuirá para o fortalecimento da agricultura de base sustentável alicerçada na Agroecologia, na Economia Solidária e no Turismo de Base Comunitária.

A realização deste grande evento neste 2023 e o desejo do coletivo de cada vez mais fortalecer a integração destas Feiras, contribuindo e ajudando as (os) agricultoras (es) guardiãs (ões) a tanto participarem localmente quanto circularem entre as feiras nos diversos municípios se coloca como um grande desafio nesta edição.