Circuito de Mutirões Agroecológicos

O circuito de mutirões é uma iniciativa que se tomou forma durante o I Encontro de Agroecologia do IBC/NASPA em Junho de 2019. Fruto de um sonho coletivo de recuperar uma prática comunitária ancestral onde as pessoas de uma comunidade e seus simpatizantes se encontram presencialmente para colocar trabalhar na realização em um curto período de tempo de algo ligado a resiliência local que seria muito difícil e demorado para uma família ou grupo conseguir sozinhos, como por exemplo plantio, consertar um telhado, colheitas grandes ou processamento de alimentos.

Ilustração do convite para o encontro IBC/NASPANo encontro em 2019 foi definido um formato colaborativo para configurar o Circuito. Foi definida uma periodicidade para o encontro regional: a cada mês teremos um mutirão podendo acontecer em qualquer lugar abrangendo toda a Chapada dos Veadeiros e os mutirões seriam com um foco de atividades relacionadas a agroecologia. Também foi acordado nesse momento de formação, durante o evento I Encontro de Agroecologia do IBC/NASPA, o processo de decisão de qual seria o local e atividade do mutirão que acontecerá no mês seguinte. Dessa forma, visamos criar um processo orgânico e coletivo para organização dos mutirões.

Desde sua concepção já aconteceram 6 mutirões do Circuito até o primeiro semestre de 2020, quando devido aos restrição de encontros presenciais devido aos cuidados para conter a pandemia de COVID-19, foram interrompidos os mutirões do Circuito. Realizamos preparo de solo, plantios e manejo agroflorestal. Apoiamos e estreitamos vínculos comunitários nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e São João da Aliança e visamos seguir ampliando esse movimento para outros municípios da região. Veja a seguir a lista dos mutirões do Circuito que aconteram até agora:

  • 16/06/2019 – Plantio de agrofloresta sintrópica na Terra Booma em Alto Paraíso de Goiás
  • 11/09/2019 – Manejo agroecológico no Assentamento Silvio Rodrigues em Alto Paraíso de Goiás
  • 18/10/2019 – Plantio e manejo de agrofloresta sintrópica na Florestinha no Vale Verde em Alto Paraíso de Goiás
  • 24/11/2019 – Plantio e manejo agroecológico na Chácara do Mário do Balanço em São João da Aliança
  • 01/02/2020 – Preparo de solo e manejo de Agrofloresta Sintrópica no CEPEAS em Alto Paraíso de Goiás

Você pode acompanhar e saber dos próximos mutirões seguindo os canais de comunicação da Rede Pouso Alto Agroecologia e nos canais de mídia social do coletivo Mutirões na Chapada, um grupo de integrantes da Rede, que divulgam mutirões na região: @mutiroeschapada no Instagram, entrando no grupo de divulgação de mutirões pelo Whatsapp ou na página deles no Facebook.