Uma Pandemia Mundial de uma grave virose se propagando há mais de um ano no país, atualmente com mais de 1.500 mortes diárias e uma REDE apoiando a Agroecologia?
Sim, a mais de um ano, exatamente a 18 meses a Rede Pouso Alto Agroecologia vem apoiando, através do projeto Redes ECOFOTE 030/17, com recursos PÚBLICOS do FBB e BNDES, não somente a Agricultura Familiar como também Agroextrativismo, com destaque especial para as frutas do Cerrado, bem como Agricultura Orgânica e de Base Agroecológica.
Com uma abrangência territorial localizada no Nordeste Goiano, a Pouso Alto Agroecologia, vem se estruturando, através de capacitações, oficinas, cursos e seminários para avançar na transição agroecológica, e na qualificação orgânica. Por falar, em produção orgânica, inicia-se nesse momento um processo para Certificação Orgânica, na região, se você é um destes protutor que sonha com a certificação de seus produtos entre em contato com sua organização, ou diretamente com algum integrante da rede ou mande um e-mail para redepousoaltoagroeocologia@gmail.com.
O “projeto ECOFOTE” acabou, mas seu principal objetivo foi alcançado, temos hoje uma REDE estruturada, através de mais de 70 organizações, que direta ou indiretamente, trabalham para a difusão da Agroecologia no nordeste goiano. Dentre estas organizações temos diversas associações de agricultoras e agricultores, assentados, quilombolas, comunidades tradicionais, cooperativas, extrativistas, instituições de pesquisas, de ensino e de extensão, de assistência técnica rural, empresas, grupos de mulheres e de jovens, entre tantos outros amantes da Agroecologia.
Nestes últimos meses, foram 7 cursos, 2 seminários, vários mutirões e algumas oficinas (manuseio de equipamentos, processamento de frutos do Cerrado, produtos veganos, etc), 2 feiras de Sementes, entre tantos assuntos, falamos de Boas Práticas no Agroextrativismo, Recursos Géneticos, Sementes Crioulas, Microbiologia, Fertilidade de Solos, Comercialização, Tecnologias para Produção Orgânica, que foram alguns dos temas tratados nas nossas capacitações e encontros.
Para que tudo isto fosse possível, mesmo numa crise sanitária planetária, contamos com diversos, apoiadores e caso tenhamos esquecido de alguém, por favor entre em contato conosco para agradecermos publicamente, todo apoio que recebemos. Mas não podemos deixar de destacar os integrantes do CENARGEN e do CNPH, ente outras UNIDADES DA EMBRAPA, que estão juntos praticamente desde o início deste enredar, no ano de 2014 quando já participavam das primeiras Feiras de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros, organizada pela REDE. Mas tivemos também novas adesões como o pessoal do IIS (Instituto Internacional para Sustentabilidade), do IBO, do I9 Sol, da Caravana Contra Ponto, da AGENDAS, do IF Goiano, do MPRA, da BioChás, do Instituto Rizomar e Amada Terra, da ACECE, do IBEASA e do CISBAN-GO, ao todo foram 14 novos integrantes, que formalizaram suas adesões ao longo do projeto, fortalecendo a Pouso Alto Agroecologia.
Além das capacitações, diversas unidades produtivas tiveram a oportunidade de receber Assistência Técnica, muitas delas pela primeira vez em sua história. E que histórias. São muitas, espalhadas por este vasto território em torno da Chapada dos Veadeiros, uma região internacionalmente conhecida pelas suas belezas naturais, e sua proposta de vida saudável e em harmonia com a natureza. Região fértil para o surgimento de uma REDE de organizações e pessoas que querem uma alimentação saudável, orgânica e cultivada dentro dos princípios agroecológicos, valorizando as tradições e protegendo o Cerrado. E onde podemos encontrar os produtos desta REDE? Os frutos, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças, legumes, pães, biscoitos, bolos, geleias, doces, polpas e muito mais podem ser encontrados nas feiras dos produtores e da agricultura familiar nas cidades da Chapada e região, recheadas de produtos saudáveis, alimentação sana, livre de agrotóxicos, com cheiro e gosto de alimento de verdade.
Esses são realmente os frutos deste trabalho: a estruturação de uma REDE e o fortalecimento de seus integrantes, que com mais conhecimento técnico e alguns equipamentos essenciais, estão podendo dar um salto de qualidade rumo a uma produção 100% orgânica, baseada nos princípios agroecológicos e também gerando mais renda para as famílias.
Neste momento, estamos finalizando a entrega de diversos equipamentos que foram destinados a algumas das 12 Unidades de Referência e dos 15 grupos de mulheres estruturados ao longo deste projeto. Todas estas unidades e grupos ainda necessitam de muito apoio para continuarem suas atividades, avançando na produção, comercialização e difusão de seus conhecimentos tradicionais e técnicos, numa rede de estudo “prático e teórico” e desenvolvimento de tecnologias especializadas.
A Pouso Alto Agroecologia deu o seu primeiro passo, com diversidade, participação e cooperação vem fortalecendo mutuamente seus integrantes. Onde duas ou mais organizações integrantes da REDE estiverem atuando em conjunto, através de projetos coletivos, realizando parcerias, cursos, oficinas, mutirões (Circuito de Mutirões Agroecológicos), etc, a Pouso Alto Agroecologia estará presente. Acompanhe novas informações aqui no site e nas redes sociais!