Ecoforte-Redes 17.217 FBB/IA

O projeto vem consolidar e dinamizar a Rede Pouso Alto Agroecologia procurando ampliar a sua capilaridade na região da Chapada dos Veadeiros/GO, viabilizando processos de formação agroecológica, orgânica e extrativista.

Com uma estratégia presencial e virtual teremos uma melhor sinergia entre as organizações, viabilizando parcerias importantes.

Pelas características da agricultura familiar, do extrativismo e fragilidade socioambiental da região, será priorizado o trabalho com o agroextrativismo utilizando tecnologias de base agroecológica, seguindo os objetivos específicos
a seguir.

1 – Apoio à agricultura familiar e suas formas de organização em grupos de mulheres ejovens com orientação tecnológica para produção de base agroecológica.

2 – Orientação às associações de agricultores no desenvolvimento Institucional,organização e planejamento da produção.

3 – Sensibilização da população regional e da cadeia de valores do turismo (guias;pousadas; receptivos e casas de alimentação) para compra direta, valorização daagricultura orgânica e melhoria da qualidade da alimentação.

4 – Formação agroecológica através de intercâmbios, dias de campo, ciclo de palestrase oficinas com foco no uso dos produtos do cerrado.

5 – Estruturação de uma plataforma colaborativa para monitoramento e mapeamentoterritorial agroecológico e extrativista.

6 – Manutenção e reforço da parceria existente entre a Rede Agroecológica PlanaltoCentral, já parte integrante do ECOFORTE/2014 e a Rede Pouso Alto Agroecologia, emuma relação de transferência de tecnologias e abertura de mercado orgânico em Brasília.

 

Para os agricultores familiares, extrativistas e os consumidores de produtos orgânicos nossa proposta representa atenção especial.

Tanto a Assistência Técnica quanto a Extensão Rural na região são precárias e a falta de logística e infraestrutura para processamento e escoamento dos produtos também são entraves ao agroextrativismo gerando dificuldades.

Assim nossa ação pretende preencher essa lacuna melhorando as condições tecnológicas de produção e processamento, procurando através da criação de Unidades de Referência, gerar condições para demonstrar as possibilidades e potenciais
do agroextrativismo de base agroecológica na região.

Nesse sentido o projeto visa consolidar e dinamizar a REDE Pouso Alto Agroecologia ampliando sua capilaridade no Território da Chapada dos Veadeiros e seu entorno no Nordeste Goiano, viabilizando processos de formação agroecológicas,
produção orgânica e principalmente o extrativismo.

Através de estratégias de participação e mobilização presenciais e virtuais, potencializando assim a sinergia entre as organizações e firmando parcerias importantes.

Importante destacar alguns dos principais objetivos específicos do projeto da REDE:

Fortalecimento da parceria existente com a Rede Agroecológica Planalto Central, já parte integrante do ECOFORTE, em uma relação de transferência de tecnologias e abertura de mercado orgânico em Brasília; Estruturação de uma plataforma
colaborativa para monitoramento e mapeamento territorial agroecológico e extrativista – Mapas Territoriais Agroecológicos;

Apoio à agricultura familiar e suas formas de organização, reconhecendo a existência de 15 Grupos de Mulheres e 5 Grupos de Jovens e Orientação tecnológica para produção de base agroecológica, implementando de 15 Unidades de Referência
– URs na abrangência deste Território (Alto Paraíso, São João da Aliança, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Cavalcante, Campos Belos e Flores de Goiás).

Para algumas URs, Grupos de Mulheres e Jovens ainda será disponibilizado equipamentos para uso nas unidades produtivas.