O Que São os Grupos de Jovens?

O projeto REDE/Ecoforte-17.217/FBB/IA tem uma premissa de organizar, apoiar, organizar e fortalecer cinco  grupos de jovens, como estratégia de combate ao êxodo rural juvenil, realidade histórica das cidades do interior e de zonas rurais brasileiras como é o caso do território de abrangência da REDE, no nordeste goiano. A grande evasão da juventude do campo para as grandes cidades, se dá muitas das vezes pela falta de oportunidades e falta de motivação profissional para apoiar seus familiares nas atividades diárias do campo. Por isso, cada grupo de jovens traçaremos estratégias exclusivas para o incentivo e o estudo da agroecologia. Estes grupos estão distribuídos pelo território, representam a juventude na região e possuem uma relação de convívio e relações sociais em torno de algumas escolas da área rural, onde detectamos como referência a escola da Fraternidade na região do assentamento Silvio Rodrigues e a escola do Sertão ambas no município de Alto Paraíso de Goiás e as escolas da região do assentamento Rio Bonito e da comunidade de São Domingos ambas em Cavalcante.

Ainda como estratégias de fortalecimento do protagonismo juvenil, o projeto desenvolve cursos de capacitação e educação agroecológica, como por exemplo o curso online de “Conservação e Produção de Recursos Genéticos” promovido em parceria com a Embrapa. E, também incentivamos os jovens com ensino médio no ingresso em cursos técnicos e de graduação de instituições de ensino parceiras da Rede Pouso Alto Agroecologia como o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) que ministram cursos de formação técnica e de graduação em Agroecologia.

O grupo do assentamento do Silvio Rodrigues com a presença de jovens do assentamento do Esusa,  foi formalizado através de uma reunião com lista de presença, roda de conversa e a formação de um grupo whatsaap.

Outros grupos detectados e alguns contatados em fase de reconhecimento e mobilização:

Grupo de jovens do povoado do Moinho, Grupo de jovens do povoado do Sertão ambos em Alto Paraíso de Goiás, Grupo de jovens de Campos Belos, ligados à UEG e ao IFGoiano e um grupo de jovens mulheres de São Domingos e do assentamento Rio Bonito localizados em Cavalcante.

A maioria destes grupos são da área rural ou tem experiência com agricultura, por isso entendemos que a formação agroecológica é uma oportunidade de continuarem seus estudos buscando novas técnicas de produção com base no desenvolvimento territorial e conservação do Cerrado, assim como a fixação dos jovens no campo podendo colaborar profissionalmente com suas famílias agricultoras. O projeto ainda prevê para a disposição de alguns equipamentos ou insumos para os grupos formalizados conforme a demanda e organização local.