Empório Kalunga – Comercialização

ASSOCIAÇÃO QUILOMBO KALUNGA (AQK)

IDENTIFICAÇÃO: 

Nome: Associação Quilombo Kalunga

Presidente: Jorge

Número da DAP Jurídica: 

Endereço: Cavalcante, na Saída para Santa Bárbara.

Origem produtos é do Território Kalunga.

Tempo de adoção das Práticas Agroecológicas:  ancestral

Deslocamento efetuado:  a sede é urbana. Deslocamentos constantes para estabelecimento de uma rede de fornecedores.

Fachada antiga da AQK

Dar suporte inicial a estruturação de Unidade de Referência em Comercialização Direta da AQK em sua sede Urbana, realizando previamente uma aproximação da realidade e composição comunitária a ser contemplada em arranjo produtivo comercial. 

O trabalho busca valorizar tudo que já vem sendo feito autonomamente pela AQK e outras organizações de apoio a produção e comercialização no Território Kalunga.

Objetivamos especificamente é elencar o que já é produzido e comercializado, procurando iniciar a organização das cadeias de valores dos produtos com uma pré-diagnose de ações de melhoria das condições de produção e principalmente relativa às boas práticas seguindo normas sanitárias e de apresentação e registro.

O Empório Kalunga, tem sua relação desenvolvida no âmbito do projeto, concomitante e complementar à organização dos grupos de mulheres Quilombolas. É uma ação coordenada e complementar. Assim estamos envolvidos territorialmente com os grupos de Mulheres das comunidades de EMA, Diadema, Abobreiras, Vão do Moleque, Mãe do Óleos no Vão de Almas, São Domingos. Estão sendo organizados outros grupos de forma espontânea, em Engenho II, no Riachão, Limoeiro e algumas outras comunidades do Vão do Moleque. Também deve estar interligado a este sistema o grupo de mulheres de São José. 

Temos por trabalho já realizado, o estabelecimento da relação do IA com a AQK, com a presença da diretoria do IA e equipe do projeto em Cavalcante.

Seguimos por uma diagnose sobre o que vem ocorrendo enquanto nos envolvemos em uma atividade que foi realizada por uma organização que presta apoio médico no local do Vão do Moleque. Tratava-se justo de uma atividade de melhoria dos processos de produção de doces e conservas de forma tecnicamente correta. Boas práticas de processamento de frutos do cerrado.
Uma imagem contendo pessoa, mulher, edifício, interior

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo chão, comida, ao ar livre

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo mesa, interior, bolo, comida

Descrição gerada automaticamente

Após essa ação tivemos acesso aos dados de uma diagnose que vem sendo realizada pelo IEB na região do Território Kalunga. Um trabalho mais aprofundado nessa documentação informará adequadamente detalhes importantes para a execução futura de projetos.