O Que São Unidades de Referência?

São organizações públicas ou privadas, ligadas a uma comunidade ou produtor(a) dentro do território de abrangência da REDE, identificadas com potencialidades de desenvolver temáticas e tecnologias ligadas à transição e práticas agroecológicas, extrativismo, produção orgânica ou mesmo em educação ou comercialização.

Estas Unidades (propriedades agrícolas, escolas, cooperativas, institutos, etc) possuem experiências marcantes ligadas com as várias questões diretamente relacionadas à Agroecologia, tornar-se-ão em pontos de encontro para multiplicar e potencializar estas experiências. As Unidades são consideradas espaços educativos com expertises reconhecidas localmente como uma referência, que servem de demonstração e compartilhamento de práticas, cada uma com uma  determinada tecnologia social ligada à agroecologia. URs são sala de aulas onde são desenvolvidas vivências educativas relacionadas a prática tecnológica local. 

Para efeito do projeto REDES Ecoforte – Rede Pouso Alto Agroecologia, estaremos considerando as seguintes categorias:

A . Unidades de Referência já existentes no ECOFORTE. Previstas em atividades no projeto, já estruturadas, não havendo necessidade de constituição ou aparelhamento. Poderá ser realizado algum aporte conforme envolvimento no projeto e necessidade das temáticas abordadas. Exemplos: Unidade de Referência em Educação Agroecológica e Comercialização: Sitio Alegria/AGE, Embrapa Hortaliças. 

B . Unidades de Referência previstas no projeto, que serão estruturadas em Unidades de Produção existentes, para as quais está pontuado o aproveitamento de alguma atividade específica realizada no local, de interesse do projeto, que será estruturada adequadamente para atender à temática solicitada pela estratégia do projeto. Essas Unidades de referência receberão assistência técnica agroecológica, equipamentos e insumos agrícolas previstos.

C . Unidades que são referência tecnológica complementares,  enquanto produção regional ou local (não previstas no projeto). Implementadas, podendo haver ou não necessidade de algum aparelhamento mais específico, São Unidades de Referência que já existem e vão sendo reconhecidas localmente e que podem ser auxiliares às Unidades de Referência previstas no Projeto. Essas Unidades não previstas, serão espaços educativos territoriais importantes no desenvolver do projeto, sendo portanto, passíveis de receberem assistência técnica equipamentos e insumos agrícolas previstos.  Devem ser reconhecidas e utilizadas para o atingimento de metas do projeto, podendo ser muito importante no aprendizado de determinadas tecnologias. Terra Mainá, Cerrado-cerrado e Reserva Bacupari.

 

UNIDADES DE REFERÊNCIA