Selo Produtos Sustentáveis da Chapada dos Veadeiros

Selo Produtos Sustentáveis da Chapada dos Veadeiros

O Selo de Produtos Sustentáveis da Chapada dos Veadeiros é uma realização do projeto “Certifica Chapada” executado pela OPAC – AGE, em parceria com a Rede Pouso Alto Agroecologia, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Assessoria de Agricultura, e a ACIAP entre outras organizações de Alto Paraíso de Goiás, além da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cavalcante.
É destinado a agricultores, extrativistas, artesões, restaurantes, pousadas, empórios, lanchonetes que produzem, processam e/ou comercializam produtos originários da sociobiodiversidade do Território da Chapada dos Veadeiros.
Aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos, receberão um lote de selos impressos para uso junto aos rótulos dos produtos e também arquivo para novas impressões e divulgação nas suas redes sociais.
Para se inscreverem para receber este selo (gratuitamente), devem responder o seguinte formulário: https://forms.gle/PmemtVY8KmheovBz8.

CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DO SELO

I- Que a produção aconteça na região do Território Chapada dos Veadeiros;
II- Que Pelo menos 1 ingrediente seja oriundo do agroextrativismo ou da agricultura familiar do território;
III- Que a comercialização do produto gere renda direta para o(a) produtor(a), e indiretamente para a cadeia produtiva.
IV- Que o processamento utilizado incorpore tecnologias tradicionais dos povos da Chapada dos Veadeiros e/ou ambientalmente corretas, tais como gestão e destinação correta dos resíduos, utilização de embalagens recicláveis, uso de transporte alternativo (bicicletas), energia renovável, gestão sustentável da água, mutirões, etc